O reembolso Azul pode ser solicitado caso você não possa realizar alguma viagem com a empresa. Neste artigo vamos te explicar quais as condições, as taxas e o passo a passo detalhado de como funciona esse serviço. Veja a seguir!
Reembolso Azul: Condições
Primeiramente, para solicitar o reembolso Azul é fundamental estar por dentro de todas as condições contratuais desse serviço.
Com base nisso, fique sabendo que existe a opção de pedir o reembolso sem a necessidade de pagamento de taxas, porém isso deve ser feito em até 24h após a compra da passagem e o recebimento do seu comprovante.
De qualquer forma, vale lembrar que para voos comprados com menos de sete dias de antecedência essa condição é anulada.
Sendo assim, os demais reembolsos Azul necessitam do pagamento de uma taxa referente à solicitação de acordo como seu tipo de viagem.
Normalmente, 40% do valor é reembolsado ou é transformado em créditos Azul para uma nova compra.
Para mais informações sobre taxas, confira o tópico a seguir.
Reembolso Azul: Taxas
Como mencionado antes, ao pedir o reembolso Azul é necessário realizar o pagamento de uma tarifa referente à solicitação.
Assim, segundo a tabela divulgada pela própria empresa, para voos regulares a taxa cobrada é de 60% do total da passagem.
Para voos nas classes UU, V, W, X, OO e Z, por sua vez, esse valor não pode ser reembolsado, mas sim transformado em créditos Azul.
Por fim, para passagens compradas para a classe Y a taxa cobrada para reembolso Azul é de 5% do total.
Como pedir reembolso da Azul pelo site
Se você deseja solicitar o reembolso Azul pelo site, tudo o que precisa fazer é seguir alguns passos simples. Quer saber quais são eles? Então confira abaixo o passo a passo detalhado:
Passo 1: Para começar, acesse o site da Azul.
Passo 2: Em seguida, entre na área do cliente com o seu CPF e senha pré cadastrada.
Passo 3: Caso ainda não seja cadastrado, solicite o serviço “Cadastre-se” ao lado da caixa de login.
Passo 4: Ao acessar, informe os dados solicitados – nome completo e CPF – e prossiga.
Passo 5: Finalize o cadastro informando os demais dados e crie uma senha de acesso.
Passo 6: Após criar a senha, entre no sistema e clique em “Minhas reservas” no menu “Para sua Viagem”.
Passo 7: Feito isso, você pode tanto solicitar o cancelamento quanto o reembolso Azul.
Passo 8: Assim, basta esperar os sete dias para o retorno do valor da passagem com o desconto tarifário.
Como pedir reembolso da Azul pela loja
Para solicitar o reembolso Azul pela loja, basta se direcionar à uma unidade da empresa e depois seguir alguns procedimentos simples. Acompanhe:
Passo 1: Vá até uma unidade da Azul Viagens.
Passo 2: Feito isso, direcione-se ao guichê de atendimento e solicite o serviço de reembolso Azul.
Passo 3: Depois, um atendente deve pedir alguns dados pessoais, assim como o número da passagem que deseja reintegrar o valor.
Passo 4: Por fim, ao aplicar a taxa de reembolso Azul sob o valor, em até sete dias você terá o dinheiro em sua conta.
Como pedir reembolso da Azul pelo telefone
Você pode também solicitar o reembolso Azul pela Central de Atendimento pelos números: (11) 4003 1118, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 887 1118 para demais localidades.
Veja a seguir quais são os procedimentos necessários após realizar a ligação:
Passo 1: Para começar, tenha em mãos seus documentos e o código da passagem aérea.
Passo 2: Então, solicite o serviço junto a um atendente.
Passo 3: Em seguida, será necessário confirmar alguns dados.
Passo 4: Ao final da solicitação, o reembolso Azul será feito em até sete dias.
Reembolso Azul por no-show: Como pedir
No-show é um termo utilizado para identificar quando um passageiro não realizou o embarque, seja por não fazer o check-in ou por simplesmente não comparecer ao aeroporto no dia e no horário da viagem.
Nesse caso, para solicitar o reembolso Azul da passagem o cliente deve pagar o valor referente ao não comparecimento: R$ 350.
Além disso, a tarifa de reembolso será cobrada em cima do valor da passagem.
Reembolso Azul: Como é feito o reembolso?
O reembolso Azul é realizado em até sete dias após a solicitação junto à empresa.
Outra informação importante é que o estorno do dinheiro é feito da mesma forma que o pagamento. Por exemplo, para pagamentos em cartão de crédito, o valor será estornado na fatura do cartão.
Reembolso Azul: Em quanto tempo o reembolso é feito?
Após sete dias da solicitação do reembolso Azul, o valor será creditado em sua conta ou, no caso de milhas aéreas, no sistema da Azul na área do cliente.
Como deu para perceber, portanto, pedir o reembolso Azul é muito simples e qualquer um pode fazer isso. De qualquer forma, esteja sempre atento às taxas desse serviço antes de qualquer coisa.