Confira o passo a passo e saiba como funciona o check in Azul
A Azul Linhas Aéreas é uma companhia com grande número de voos todos os dias, contando com aeronaves modernas e rotas seguras para muitos lugares do país e do exterior.
Nos últimos anos, essa companhia aérea se tornou uma das primeiras opções para milhões de passageiros.
O procedimento padrão para quem faz qualquer rota é o check-in: ele é de graça e as pessoas que não o fazem não são autorizadas a embarcar.
Para maior facilidade, a empresa tem permitido que os passageiros o realizem virtualmente, desde que eles possuam as informações básicas do voo.
Saiba aqui como fazer o check-in das viagens pela Azul.
O que a Azul oferece para seus passageiros?
Quem viaja pela Azul Linhas Aéreas tem a possibilidade de usar diversos serviços, inclusive os seguintes:
- Assistência a passageiros doentes ou que tenham dificuldade de locomoção (com a ressalva de que isso deve ser especificado na compra da passagem e no check-in);
- Disponibilização de carrinho de bebê e de cadeira de roda;
- Auxílio ao menor que viaja desacompanhado (por lei, é obrigatório que haja uma declaração dos seus responsáveis autorizando a viagem e dando os detalhes do local do pouso);
- Ajuda na hora de embarcar e de desembarcar: com isso, os passageiros têm informações sobre como entra ou sair da aeronave, ajuda para encontrar o seu lugar, para afivelar os cintos e muito mais;
- Permissão para embarque de cão-guia na cabine, com as condições de que ele seja vacinado e que fique o tempo todo próximo ao seu dono;
- Atendimento prioritário para as gestantes;
- Permissão para que animais de estimação de pequeno porte viajem com os seus donos na cabine;
- Atendimento especial para os deficientes auditivos;
- Assistência para os pacientes idosos;
- Gratuidade para as crianças de colo, com a condição de que elas fiquem no colo, sem ocupar outros assentos, e que tenham até dois anos.
Para onde a Azul Linhas Aéreas tem voos?
A companhia tem a predominância dos voos nacionais, conhecidos também como domésticos; sendo assim, há pouca quantidade de destinos internacionais operados pela Azul. As opções são:
- Santarém;
- Barreiras;
- Araçatuba;
- Fernando de Noronha;
- Valença;
- Zona da Mata;
- Foz do Iguaçu;
- Porto Alegre;
- Lisboa;
- Ji-Paraná;
- Feira de Santana;
- Palmas;
- São Luís;
- Manaus;
- Jericoacoara;
- Navegantes;
- Campos dos Goytacazes;
- Caiena;
- Fernando de Noronha;
- Orlando e outras.
Passo a passo para fazer o check-in para voos da Azul
Os passageiros que optarem pelo check-in virtual devem fazê-lo da seguinte forma:
- Acessando o site da Azul;
- Clicando em “Check-in”;
- Escolher um dos documentos para identificar o avoo da companhia: pode ser n° Tudo Azul, RG, código de reserva ou CPF;
- Depois que a numeração desse documento for colocada no campo indicado, clica-se em “Iniciar check-in”.
No caso do check-in no balcão da Azul, é necessário planejamento, pois o passageiro terá de chegar ao aeroporto com duas horas de antecedência, aproximadamente.
Para esse tipo de check-in, é só se dirigir ao balcão e oferecer um dos documentos mencionados.
Para que serve o check-in da Azul?
Existem duas finalidades principais para essa etapa: o controle da bagagem e o controle dos passageiros.
Existem diversos itens considerados perigosos se estiverem dentro do avião e a ideia do check-in é impedir que eles sejam embarcados (a não ser que seja em bagagem despachada).
Fazendo o check-in virtual, o passageiro vai especificar quantas malas serão despachadas e o que irá como bagagem de mão.
No dia do embarque, essa pessoa vai mostrar aos funcionários da Azul o check-in já feito e colocará as malas na esteira.
Quando o check-in é feito completamente no aeroporto, então o passageiro irá com as suas malas ao balcão, bem como com os seus documentos e com a passagem.
Depois de confirmar se a passagem é mesmo válida e que não há problemas com os documentos, o funcionário a Azul colocará as bagagens do indivíduo na esteira e as pesará, fazendo isso com a bagagem de mão também para ter certeza de que ela tem o peso máximo permitido.
Terminado esse processo, o atendente da companhia aérea dará um bilhete de embarque ao passageiro, indicando em que portão ele fará o embarque e em que painel aparecerá o aviso.
Na hora de entrar no avião, será preciso apresentar o cartão de embarque retirado no check-in e o documento pessoal com foto.
Programa Tudo Azul
Os passageiros podem integrar o Programa Tudo Azul, que é de fidelização: cada vez que eles fazem viagens ou que compram coisas em seus estabelecimentos parceiros, uma pontuação é acrescentada e proporciona abatimento na compra de passagem.
Esses pontos do programa de fidelidade também podem ser comprados pelos passageiros, podem ser renovados e até transferidos.
No site da Azul, basta ir às suas últimas colunas, procurar por Tudo Azul e conhecer todas as opções, inclusive parceiros.