Se você é uma daquelas pessoas que se desesperam na hora de arrumar a mala de viagem, então pode ficar tranquila; neste post a gente mostra 7 dicas incríveis para te ajudar nessa missão
Viajar costuma ser um momento bastante agradável: ainda que se trate de uma viagem de negócios, é sempre bom respirar outros ares.
Porém, a hora de preparar a mala costuma não ser tão legal assim: muita gente coloca coisas demais ou de menos, além de não saber como acomodá-las para que tudo caiba.
Se você fará uma viagem nacional ou internacional, fique sabendo agora como arrumar a mala de forma organizada e sem sofrer para encaixar todos os pertences nela.
Princípios importantes para arrumar a mala de viagem
A ideia de arrumar melhor a mala de viagem tem dois propósitos: fazer com que mais coisas caibam nela e mantê-la organizada.
No caso do primeiro: é muito desagradável quando as pessoas estão fora de casa, precisam de determinada coisa e descobrem que não a levaram porque não coube na mala.
Se for uma viagem de vários dias ou internacional, por exemplo, é imprescindível levar bastante coisa para garantir várias trocas de roupa.
Outra coisa muito ruim é ficar revirando a mala para encontrar determinada coisa, principalmente quando se trata de algo pequeno, como a escova de dente.
Se essa mala estiver bem arrumada, a pessoa simplesmente abre a sua mala e rapidamente acha qualquer coisa.
Dica 1: planejar o que será levado
Como a maior parte das tarefas, é muito importante que a arrumação da mala de viagens seja planejada.
O viajante tem de considerar quantos dia ficará no lugar, os tipos de compromisso que terá e o clima; a partir disso, ele faz uma lista com o que é necessário levar.
Por exemplo: se a pessoa ficará por quatro dias em Salvador apenas para descansar, ela não precisa colocar “sapato de salto” na sua lista.
Basta inserir “rasteirinhas” ou “sapatilha” e adicionar “pijama”, desodorante” e todas as demais coisas.
Dica 2: para as camisetas, levar o dobro da quantidade de dias
As peças usadas na parte de baixo, como saias, calças e shorts, podem ser repetidas mais facilmente.
Já as camisetas costumam suar muito mais e, sendo assim, é indicado que a pessoa que vai viajar leve sempre o dobro de camisetas, pensando na quantidade de dias.
Por exemplo: se ela ficará por três dias, o ideal é que ela leve seis camisetas, além de uma opção para dormir. Dessa forma, serão sete camisetas.
Dica 3: lugar específico para todos os cabos
Quem viaja costuma levar carregador de celular, fone de ouvido e até carregador de notebook e simplesmente jogá-los na mala é uma péssima ideia.
Primeiro, porque eles podem se danificar e, depois, porque pode ser complicado encontrá-los, especialmente se a mala for muito grande.
Para solucionar isso, é só escolher uma parte específica da mala (pode ser um bolso interno) e colocar todos os cabos nela.
Se for possível, também se pode usar uma pequena bolsinha ou até uma sacola: o importante é que todos esses cabos estejam juntos.
Dica 4: kit para embalar a vácuo
Com esse equipamento, o espaço de todas as malas é muito mais aproveitado, mas trata-se de uma opção interessante só para quem viaja bastante, pois é preciso comprar materiais específicos.
Deve-se ter um kit de saquinhos especiais e uma bombinha que sugará o ar de dentro deles, depois que as roupas já estão embaladas.
Para comprar esse kit de embalagem a vácuo, pode-se procurar nas lojas de utilidades domésticas, principalmente aquelas que vendem coisas importadas.
Aliás, pode ser mais fácil encontrar esse kit comprando pela internet.
Dica 5: fazer rolinhos com as roupas
Dobrar as roupas é uma tarefa chata para muitos e, dependendo de como se faça a dobra, pode-se ocupar ainda mais espaço do que economizá-lo.
Por causa disso, uma excelente opção é fazer rolinhos com as peças que são feitas de tecido mole.
A ideia é dobrar as mangas para dentro da peça e depois enrolá-la. Como não se pode fazer isso com as peças jeans por causa da grossura do tecido, a pessoa pode fazer duas dobras: primeiro, a barra da calça ficará na parte do joelho e, depois, dobra-se o resto.
Dica 6: kits de frascos
Muita gente foca nas roupas quando está preparando malas, mas também é preciso levar shampoo, um creme corporal, desodorante, etc.
As embalagens dos shampoos, por exemplo, são muito grandes e é difícil colocar o produto em outras embalagens menores.
É para solucionar isso que existem os kits de viagem: tratam-se de pequenos frascos de plástico nos quais se pode despejar o produto.
É bem fácil comprá-los e os kits têm quantidades diferentes de frascos, podendo até ser coloridos.
Dica 7: tamanho ideal da mala
As malas maiores são mesmo mais caras, principalmente se elas tiverem rodinhas.
Contudo, é preciso considerar a extensão da viagem e escolher a mala correspondente: se a pessoa vai ficar por um mês em determinado lugar, só conseguirá acomodar tudo o que é necessário se usar uma mala maior.